Se uma inteligência, em determinado instante, pudesse conhecer todas as forças que governa o universo e as posições de cada ser que o compõem;se,alem disso,essa inteligência fosse suficientemente grande para submeter essas informações a analise,teria como?

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SOBRE EVOLUÇÂO e a DETERMINAÇÂO

Os cientistas geralmente dizem que as condições iniciais de um sistema forem ligeiramente alteradas, sua evolução também se alterara ligeiramente. Afinal de contas, um exemplo real dos dias de hoje os satélites que coletam dados sobre o tempo e sua pré-visão só conseguem medir parâmetros que coletam até duas ou três casas decimais, portanto são incapazes de detectar uma diferença tão pequena quanto a que existe entre 0,293416 e 0,392. No entanto, um observador cientista descobriu que nas diferenças levavam a alterações grandes nos resultados. O fenômeno foi chamado de “efeito borboleta”, com base na idéia de que infindas alterações atmosféricas como as causadas pelo bater das asas de uma borboleta poderíamos ter um grande efeito nos subseqüentes padrões atmosféricos globais. Essa noção pode parecer absurda – é equivalente a idéia de que a xícara de café que você tomou de manha poderia levar a alterações profundas em sua vida. No entanto, isso é efetivamente o que acontece – por exemplo, se o tempo gasto tomando café fizer com que você cruze o caminho de alguém especial, sua futura mulher, ou evitar que você seja atropelado por um carro que atravessou o sinal vermelho. De fato, a própria historia desse cientista observador é um exemplo do efeito borboleta, pois se ele não houvesse tomando a pequena decisão de estender o calculo pelo uso do atalho, não teria descoberto o efeito borboleta ,uma descoberta que levou ao surgimento de toda uma nova área na matemática.
Quando reconsideramos detalhadamente os grandes acontecimentos de nossas vidas, não é raro identificarmos eventos aparentemente inconseqüentes que nos levaria a grandes mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário