Se uma inteligência, em determinado instante, pudesse conhecer todas as forças que governa o universo e as posições de cada ser que o compõem;se,alem disso,essa inteligência fosse suficientemente grande para submeter essas informações a analise,teria como?

terça-feira, 21 de junho de 2011

MATRIZ DAS RELIGIÕES



Deveríamos compreender melhor essa questão, apesar da discriminação pela qual passa algumas seitas e religiões, digo isso por ver cada vez mais excitados em atrair mais fiéis, se apropriam de elementos e linguagens uns dos outros. As vezes demonizam entidades e ridicularizado praticas alheias. Ao meu ver existem questões históricas de identidade culturais, das quais não se mantiveram vivas ou não resistiram às novas maneiras e modos culturais uniformizastes.
Deveríamos crer sobre tudo que a religião, como um todo, deve ser defendida como a mais alta e legitima herança que um povo pode carregar. Heranças que aos escravos e cativos nos tempos antigos eram permitidos praticar.
Ouso dizer que só haverá na justiça dos homens a verdadeira igualdade, quando, por lei, for garantido o direito o ensino nas escolas primarias e secundarias o respeito as diferenças e a diversidade cultural. Tenho a esperança no momento histórico do resgate total das identidades de todos os novos e velhos valores, dignificando em repouso o sofrido e cansado velho homem, levando o jovem a atingir a plenitude do realizar e do reflectir o comportamento social e cultural. Isso para que todos os, historicamente, menos favorecidos dos últimos 1000 anos, resplandeça a restituição do seu valor para o mundo.
Negar que algumas culturas mantiveram certos privilégios e vantagens ao decorrer da historia é impossível. Sei que sustentados ou não por um sistema racista vigente desde muitos séculos, fizeram vistas grossa à situação racial, sexual e religiosa, pelo simples sentimento de acomodação e convivência. Porem essa mascara da falsa igualdade cai quando são apresentados os índices que revelam essa disparidade económica entre culturas. Seria ingenuidade esperar de todas as pessoas de minhas relações, manifestassem alguma admiração e apoio pela causa que aqui estou julgando ou até mesmo a minha participação em algum movimento social. Porem, por outro lado, as vezes que menos se espera as indagações e colocações racistas, é onde mais se encontra esse sentimento impregnado atravessando gerações.
Sustentado por vários pilares, desde o etnocentrismo até a total ignorância do passado, passando pela falta de solidariedade, pelo fanatismo, pela indiferença dentre outros sentimentos. Felizmente, o sentimento de reparação de justiça se encontra em todas as etnias. E despertados pela diferença, reflectimos que peças interdependentes que compõe todo esse perfeito e harmonioso organismo vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário