Se uma inteligência, em determinado instante, pudesse conhecer todas as forças que governa o universo e as posições de cada ser que o compõem;se,alem disso,essa inteligência fosse suficientemente grande para submeter essas informações a analise,teria como?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pobres Bodes , Ricos Herois.

Nossa sociedade se apressa transformando os ricos em heróis e os pobres em bodes expiatórios e é por isso que o gigante dos imóveis Donald Trump, cujo Hotel Plaza faliu eo seu império de cassinos foi bancarrotado duas vezes ,ainda sim se atreveu a estrelar um programa de televisão de incrível sucesso ,no qual ele julgava a perspicácia dos jovens aspirantes do mundo dos negócios.
Obviamente,pode ser um erro julgarmos o brilhantismo das pessoas em proporção a sua riqueza. Não somos capazes de enxergar o potencial individual , apenas seus resultados, assim freqüentemente fazemos julgamentos equivocados , pensando que o resultado deve refletir o interior .
Em meados de 1960 uma inquietante e cósmica questão era presente na mente de um pscicologo socialista Melvin Lerner questão que o levou a observar as atitudes negativas da sociedade com relação a população pobre. Dando-se conta de que “poucas pessoas se dedicam por muito tempo a uma atividade se acreditassem existir uma conexão aleatória entre o que fazem e as recompensas que recebem”; Lerner concluiu que:”para manter a própria sanidade “ as pessoas superestimam a capacidade de inferir a habilidade de uma pessoa em função seu sucesso. Ou seja, estamos inclinados a pensar que os astros docinema tem mais talento doque os aspirantes novatos. Por simples tratamento de desigualar os os créditos individuais de cada um,pensando que as pessoas mais ricas devem ser as mais inteligentes também.
Podemos até achar que nosso julgamento das pessoas seda em função da renda e ou sinais exteriores de sucesso, porem, mesmo quando fomos encutidos a crer em valores sociais de que efetivamente o salário de uma pessoa é completamente decisivo no julgamento, e muitas vezes não conseguimos evitar de fazer nossas analises de correlação com a pessoa e seu valor. Marvin Lerner examinou esses questões, fazendo de dois empregados de cobaias em uma serie de experimentos. Mas concluir esse assunto também levaria muitas polemicas... e como qualquer pessoa que se veste bem para se apresentar uma imagem de sucesso saberia concluir essa questão. Todos somos facilmente iludidos pela única realidade de que este mundo consegue nos fazer acreditar. Capitalismo, mercantilismo, comercialismo etc essas são as novas crenças da humanidade, a fé nas coisas que sevem e podem se tocar e possuir, pra não dizer dominar. Mais doque nada um privilegio depoucos usufruir das riquezas do planeta enquanto mais da metade da população é classificada como pobre e desfavorecida.
Dentro dos meus estudos e observações pessoais, notei em uma serie de investigações o mesmo efeito no ponto de vista dos trabalhadores de todos os seguimentos. Todos nós sabemos que um chefe ou gerente com boas credencias sociais, acadêmicas e um belo titulo e salário tem por vezes o costume de dar mais valor as próprias idéias do que as de seus subalternos. Me pergunto; será que as pessoas que ganham mais dinheiro por mero acaso se comportariam do mesmo jeito? O que desencadeia nas pessoas a sensação de superioridade? Ousaríamos concluir esse dilema cotidiano quas as diferenças aleatórias de salários e julgamentos do nosso próximo é que estaríamos inclinados a sentir que as pessoas malsucedidas e sofredoras merecem seu destino. Ex.:“XOQUE ELÉTRICO”
Infelizmente, parece termos uma propensão inconciente a julgar negativamente (eu particularmente mais) em especial os que se encontram no lado mais desfavorecido da sociedade. Deixamos de perceber os efeitos da aletoriedade e do movimento cósmico nas menores ações da nossa vida particular,quando julgamos o próximo e avaliamos o mundo que nos cerca tendemos a ver exatamente o que esperamos ver. Definimos o grau de talento de uma pessoa efetivamente em função de seu grau de sucesso.embora as vezes haja pouca diferença de habilidades entre uma pessoa extremamente bem sucedida e outra fracassada, mas geralmente há uma grande diferença no modo como são vistas pelos demais.
O modo como enxergamos o mundo seria muito diferente se todos os nossos julgamentos fossem isolados do passado, das expectativas e fosse baseado em apenas informações relevantes. TEORIA DAS CORDAS.
Comecei observando meu próprio comportamento quando estpou me preparando para uma refeição, por exemplo do tipo jantar. Sempre tomo um banho ou lavo as mãos antes. Mas tem uma coisa que sempre acontece a vontade de evacuar, independentemente de um banho ou simplesmente ir lavar as maãos antes de ir a mesa. O que não deixa de ser um ritual que eu chamo de “ritual do preparo”. E são acontecimenstos sistemáticos que seu corpo exige que você realize antes de alguma atividade. Comece a observar em você. Em diferentes atividades eu sou levado a ter certos rituais que são só meus e sómente eu sou capaz de compreender e aceitar as necessidade tal ato devido as conseqüências que podem ocorrer caso eu naum os realise antes dessa suposta atividade. Observar a mensagem que temos que receber em momentos ritualísticos é nosso destino nesse mundo...coisas simples e triviais tbem devem ser observadas... Antes de tudo aprenda a controlar sua mão, sua língua e seu desejo. Lute para alcançar o domínio pessoal, o domínio do mundo é o domínio do desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário