Se uma inteligência, em determinado instante, pudesse conhecer todas as forças que governa o universo e as posições de cada ser que o compõem;se,alem disso,essa inteligência fosse suficientemente grande para submeter essas informações a analise,teria como?

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EXPERIENCIAS SUBJETIVAS



 Este vai para meus dominios cruzados, ja fixados e que persistem formando associações a coleções de correlações.
Para as associações de Joseph G. o termo metafora primaria surge da fusão por meio das experiencias cotidianas conscientes e inconscientes... alguns exemplos são:
IMPORTANTE É GRANDE / MAIS É PARA CIMA / SIMILAR É PROXIMIDADE / TEMPO É MOVIMENTO / ESTADOS SÃO LOCALIZAÇÕES / CAUSA É FORÇA FISICA / VER É TOCAR.
 Segundo a teoria da fusão, temos de um lado, as experiencias sensorio-motoras, de outro, estão as associações sendo fundidas. Durante o periodo de fusão, associações são automaticamente construidas entre dois dominios, portanto, durante o periodo que pode ser entendido como diferenciação, tornamo-nos então habeis para separar os dominios.

  Em nossa mental fazemos juizos subjetivos sobre coisas abstratas tais como similaridade, dificuldade, importancia, assim como temos experiencias subjetivas de desejo, de afeto. Em virtude de muitos dos nossos conceito, como os sentimentos de desejo, tempo, etc são abstratos e pouco claros em nossa experiencia, tentamos apreender ou compreender em nossa mente por meio de outros conceitos que entendemos mais facilmente.
 Entender nossa experiencia e nossa comunicaçõa de fato depende da linguagem, pois é ela que fornece elementos que conduzem aos principios gerais do entendimento. Organizações coerentes de nossas experiencias em termos de dimensões naturais. São naturais porque são um produto de nossos corpos, de nossas interações com o meio e de  nossas interações com outras pessoas dentro de nossas cultura.

 Peça aqui ou por email uma analise comparativa de desempenho metaforico do sentido de equilibrio. Entendemos que nossa pretensão é de mostrar que diferentes sentidos do termo equilibrio estão conectados por extensões de metaforas. A experiencias do equilibrio é tão basica para nossa experiencia de coerencia e sobrevivencia. O equilibrio é algo que aprendemos com nossos corpos e nao é algo que passamos a compreender atraves de um conjunto de regras ou conceitos: É ALGO QUE FAZEMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário