Se uma inteligência, em determinado instante, pudesse conhecer todas as forças que governa o universo e as posições de cada ser que o compõem;se,alem disso,essa inteligência fosse suficientemente grande para submeter essas informações a analise,teria como?

domingo, 10 de junho de 2012

CARATER MORAL

 Toda a pessoa que no minimo de moralidade conhecida e socialmente inclusa, ja escolheu seu OBJETIVO DE VIDA, seu proposito supremo. Logicamente, esta pessoa passará algum tempo da vida lutando para atingir esse objetivo. Em alguns casos, leva-se uma vida inteira para isso. Claro que ao meu ver o mais importante é sim a eleição desse seu objetivo e logo depois escolher os meios mais adequados para alcançar e assim por diante dar a vida um determinado empenho na elaboração e desenvolvimento desses meios.
 Uma pessoa poderia investir em certo meio e logo desistir escolhendo outro caminho. Escolher um objetivo é quase o mesmo que tomar a decisão de atingi-los usando todos os meios disponiveis para isso, se não fosse pelos obstaculos insperados. Ou seja, lutar ou deixa de lutar por pela consecução de um meio é o mesmo que desistir de seu objetivo.
 É bem verdade que podemos ter diverssos sentimentos com relação a estes objetivos, mas é pura verdade que esses sentimentos são involuntarios e sem nenhum carater moral.


 "nosso carater moral é determinado não pelo que sentimos, mas pelo objetivo pelo qual vivemos."

Logo os fins justificam os meios somente no sentido em que um fim justo pode implicar em todos os meios inteligentemente escolhidos para alcançar-los serão justos, isto é, os fins santificam os meios. Devemos estar em harmonia com o carater do nosso objetivo de vida.
 Ninguem consciente e deliberadamente escolhe meios impios ou profanos para atingir um bom objetivo de vida, pela simples razão de que os meios impios destroem um fim bom.
 Pois bem, antes de escolher os meios devemos escolher o fim.Como exercício, a escoolha de um fim é o que nos coloca em movimento à ação moral. Alias, posso afirmar que a escolha de um objetivo de vida é a grande ação moral que um ser humano pode realizar.  Por isso repito, "nosso carater moral começa com a escolha do objetivo final e não com a escolha dos atos e meios usados para atingir este fim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário